PORTUGAL
RESERVA DA BIOSFERA DE SANTANA, MADEIRA.
Data de criação
2011
Santana, Madeira, viu reconhecida mundialmente a riqueza do seu património a 29 de junho de 2011, aquando da sua classificação pela UNESCO, através do programa The Man and the Biosphere – MAB, que visa promover o desenvolvimento sustentável.
A Reserva da Biosfera de Santana corresponde à totalidade da área terrestre do concelho de Santana e inclui a área marinha adjacente até à batimétrica dos 200 m.
A população total residente na área da Reserva da Biosfera é de 6553 habitantes, dos quais 99% vive na zona de transição, 1% na zona tampão e 0% nas zonas núcleo.
Merece destaque a presença de parte da Floresta da Laurissilva, classificada como Património Mundial Natural da UNESCO, que alberga uma elevada diversidade de fauna e flora com elevado grau de endemismo.
Para além do seu riquíssimo património natural, há também uma riqueza cultural e gastronómica que é importante preservar. No património cultural edificado há que referir os diferentes imóveis de interesse cultural: a Igreja Matriz de São Jorge, a Capela da Pena ou o Fontanário de Santa Ana. A este valioso património juntam-se as Casas Típicas de Santana, também conhecidas pelas Casas de Colmo, que integram o Núcleo de Casas Típicas de Santana e o Parque Temático da Madeira, dando a conhecer simultaneamente alguns artesãos locais e o diversificado artesanato produzido no município (as casinhas típicas em miniatura, bordados, panos de linho, os barretes de orelhas, a cestaria de vime, os tecidos e trajes tradicionais, entre outros).
Contactos
291570200
Links úteis