*Reserva da Biosfera da Amazônia Central - Foto de Clayton Lino
Hoje, dia 3 de Novembro, celebramos o Dia Internacional das Reservas da Biosfera da UNESCO, uma ocasião dedicada ao reconhecimento e à importância destas áreas protegidas. Este estatuto, atribuído pelo Programa Homem e a Biosfera da UNESCO, abrange diversos tipos de ecossistemas, tanto terrestres como costeiros, atendendo a rigorosos critérios de seleção que procuram o delicado equilíbrio entre a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais, promovendo uma coexistência harmoniosa entre a Humanidade e o Meio Ambiente.
A sua origem remonta à histórica Conferência da Biosfera de 1968 da UNESCO - ponto inaugural do debate sobre o desenvolvimento sustentável, que consolidou os princípios base das futuras políticas ambientais. Desde então, a Rede Mundial das Reservas da Biosfera cresceu e floresceu, totalizando atualmente 748 reservas em 134 países, e abrangendo cerca de 15,8 milhões de hectares, aproximadamente 3,5% da superfície terrestre.
A verdadeira beleza das reservas da biosfera é que estas vão além da conservação e da delimitação de áreas protegidas, integrando equitativamente a promoção do desenvolvimento sócio-económico-cultural numa ótica ecologicamente sustentável – algo claramente espelhado nas suas zonas de composição distintas – o núcleo, uma área estritamente protegida; a zona tampão, dedicada a atividades de proteção ambiental; e a área de transição, promotora de atividades de desenvolvimento sustentável.
No ano passado, em Novembro de 2022, por ocasião do I Encontro da CPLP MaB em Lisboa, oficializou-se a Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO na CPLP, unindo as 24 Reservas da Biosfera existentes nos países de língua oficial portuguesa. Esta iniciativa estabeleceu um espaço privilegiado de diálogo, cooperação e afirmação da lusofonia, destacando-se como um ponto de convergência para a promoção do desenvolvimento sustentável baseado na conservação e uso responsável dos recursos naturais na CPLP.
Neste curto espaço de tempo, a nossa rede fortaleceu-se e já começou a gerar os seus primeiros frutos alicerçados na cooperação, como o lançamento do projeto-piloto ‘Roteiros de Turismo Sustentável’ em São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau; as Jornadas Atlânticas do Turismo nos Arquipélagos da Madeira, Açores e Cabo Verde; a integração da participação da Rede Brasileira de Jovens das Reservas da Biosfera; entre outros, reforçando assim o nosso principal compromisso em criar territórios cada vez mais sustentáveis e comunidades cada vez mais resilientes.
Hoje, enquanto celebramos este dia tão importante, realçamos algumas das atividades a decorrer pelas nossas distintas reservas:
· Rede Brasileira de Jovens das Reservas da Biosfera: Organização de um webinário sobre o 'Protagonismo da Juventude nos Territórios', dando a conhecer o trabalho desenvolvido pelos jovens das diferentes regiões do Brasil e as suas respetivas ações de preservação do meio ambiente e de promoção da sustentabilidade.
· Reserva da Biosfera do Maio: Realização uma palestra sobre áreas protegidas para alunos do secundário, seguida de uma visita guiada à área protegida contígua.
· Reserva da Biosfera das Quirimbas: Organização de palestras e atividades de limpeza nas praias, reforçando o compromisso com a conservação costeira.
· Reserva da Biosfera da Ilha das Flores: Realização um seminário direcionado às crianças e aos idosos, destacando as ações da ilha em parceria com o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas e o Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores, com foco na Campanha SOS Cagarro e nos ciclos do mel e do linho.
· Reserva da Biosfera da Ilha do Corvo: Divulgação de informação junto da população jovem, com destaque para a Campanha SOS Cagarro e uma demonstração sobre o procedimento de anilhagem, monitorização e libertação destes pássaros.
· Reserva da Biosfera da Ilha da Graciosa: Lançamento da 2.ª Edição da sua Newsletter.
· Reserva da Biosfera de Porto Santo: Organização de um workshop inter-geracional
com alunos do primário e idosos acerca da confecção do bolo do caco, promovendo a partilha de conhecimentos e tradições.
· Reserva da Biosfera das Berlengas: Realização de uma conferência intitulada "Contentores de transporte de preparados de peixe na Hispânia Romana", celebrando os 25 anos do projeto de investigação da Olaria do Morraçal da Ajuda e destacando a importância histórica da região.
Feliz dia Internacional das Reservas da Biosfera!