PORTUGAL
RESERVA DA BIOSFERA DO PAUL DO BOQUILOBO.
Data de criação
1981
Paul do Boquilobo foi primeira área protegida portuguesa a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, desde 1981 é-lhe reconhecido o papel representativo das zonas húmidas interiores que, face a desreguladas drenagens para a agricultura ao longo dos tempos, reduziu a presença destes ecossistemas aquáticos por todo o território.
Albergada no rio Almonda mesmo antes deste desaguar no rio Tejo na esquina do Rabo-dos-Cágados, a Biosfera do Paul do Boquilobo, hospeda uma colónia mista (garças, colhereiros e outras espécies provenientes do Norte de África) e acolhe grandes populações de anatídeos do norte da Europa, fruto da variabilidade e disponibilidade hídrica que a caracteriza. O seu valor ornitológico e serviço que presta às populações migratórias é refletido na sua classificação como Reserva Natural em 1980 e reforçado em 1999 com a criação da Zona de Proteção Especial integrando a Rede Natura 2000.
A Reserva da Biosfera abarca as freguesias de Azinhaga, Golegã, Pombalinho e a União de Freguesias de Brogueira, Parceiros de Igreja e Alcorochel; totalizando uma área de 5896 hectares.
Esta é uma região caracterizada pela conexão entre os recursos naturais e a rentabilidade dos seus serviços, em que a agricultura e a pesca se apresentam como sectores dominantes. Atualmente emerge um setor agrícola crescentemente concentrado em práticas sustentáveis e sensível a medidas que incentivem a biodiversidade. Os Avieiros, que outrora navegavam os abundantes caudais dos rios em pesca de sustento, são presentemente representados por núcleos de pescadores lúdicos e profissionais dotados de elementos capazes de reconhecer e defender o património natural endémico.
Contactos
Links úteis