BRASIL
RESERVA DA BIOSFERA DO PANTANAL.
Data de criação
2000
A Reserva da Biosfera do Pantanal (RBP) é a maior área húmida da América do Sul e um dos maiores reservatórios de biodiversidade do mundo abrangendo uma área de 264.176 km² nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e uma pequena parcela em Goiás. Engloba a região do Pantanal Mato-Grossense e áreas das cabeceiras dos rios que estruturam o sistema hídrico da planície pantaneira. O objetivo da RBP é contribuir para a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável, e apoiar projetos de educação ambiental, pesquisa e monitoramento relacionados a questões de conservação e desenvolvimento sustentável.
As atividades humanas na Reserva da Biosfera do Pantanal incluem pecuária tradicional, mineração, agricultura mecanizada de grãos, turismo, transporte de cargas, pesca artesanal e produção de álcool. Para incentivar práticas sustentáveis e fortalecer a relação entre os seres humanos e a natureza, foi criado o selo RB Pantanal, um projeto piloto para produtos da sociobiodiversidade que é identificado pela UNESCO e pela Reserva, preservando assim os recursos naturais e a identidade dos habitantes.
A RBP enfrenta neste momento incêndios sem precedentes devido a vários fatores, como chuvas abaixo da média histórica, baixa humidade relativa, altas temperaturas e fogo posto pelos expansores da pecuária. Até agora, mais de 1.950.000 ha foram destruídos por incêndios não controlados, e se nada for alterado a Área de Conservação do Pantanal corre sério perigo de extinção.
O Pantanal é caracterizado por um mosaico paisagístico integrado, com influências do Cerrado e da Mata Atlântica a leste. Recebe ainda influências do Amazonas a norte e do Chaco a oeste, havendo fragmentos de Caatinga em algumas áreas. No que toca à fauna, encontra-se uma grande variedade de aves, especialmente aves aquáticas, que se concentram em torno de fontes de alimento sazonais ou recursos reprodutivos, formando em muitos casos colônias grandes. Os mamíferos também são abundantes encontrando abrigo e alimento na planície pantaneira. O nível de endemismo é baixo e há várias espécies classificadas como ameaçadas e/ou em vias de extinção.
O regime hidrológico do Pantanal é crucial para o funcionamento deste ecossistema, pois a produtividade ecológica é determinada pela dinâmica dos rios, pelas condições físicas, químicas e microbiológicas do substrato, e pela presença de plantas e animais adaptados às condições do solo tanto saturado como inundado.
Contactos
Avenida Mato Grosso, 1836
Sala 23 Jardim dos Estados
Campo Grande/MS
Brasil
+55673025-7462
Links úteis