top of page
Reserva da Biosfera de Bolama-Bijagós

O PROGRAMA MaB DA UNESCO.

O programa MaB é um programa científico intergovernamental que visa estabelecer uma base científica para melhorar a relação entre as pessoas e os seus ambientes.

 

Combina as ciências naturais e sociais com vista a melhorar a subsistência humana e salvaguardar os ecossistemas naturais e geridos, promovendo assim abordagens inovadoras ao desenvolvimento económico que sejam social e culturalmente adequadas e ambientalmente sustentáveis.

 

A Rede Mundial de Reservas da Biosfera actualmente (Julho de 2022) conta com 738 sítios em 134 países de todo o mundo, incluindo 22 sítios transfronteiriços.

O que são Reservas da Biosfera?

As reservas da biosfera são "locais de aprendizagem para o desenvolvimento sustentável". São locais para testar abordagens interdisciplinares de compreensão e gestão das mudanças e interações entre sistemas sociais e ecológicos, incluindo a prevenção de conflitos e a gestão da biodiversidade. São locais que fornecem soluções locais para desafios globais.

 

As reservas da biosfera incluem ecossistemas terrestres, marinhos e costeiros. Cada local promove soluções que conciliam a conservação da biodiversidade com a sua utilização sustentável.

 

As reservas da biosfera são nomeadas pelos governos nacionais e permanecem sob a jurisdição soberana dos Estados onde estão localizadas.

 

As Reservas da Biosfera são designadas ao abrigo do programa intergovernamental MAB pelo Director-Geral da UNESCO na sequência das decisões do Conselho de Coordenação Internacional do MAB (MAB ICC). O seu estatuto é reconhecido internacionalmente. Os Estados Membros podem submeter sítios através do processo de designação.

 

A fim de ajudar os interessados no processo de designação, bem como nas revisões periódicas, estão a ser progressivamente criadas pelo Conselho de Coordenação Internacional MAB directrizes técnicas.

Redes de Reservas da Biosfera da UNESCO

A construção de uma cooperação internacional, regional, sub-regional e específica dos ecossistemas é uma característica chave do programa MAB, apoiada pelas suas redes regionais e temáticas de reservas da biosfera.

 

As redes regionais e sub-regionais têm um papel fundamental a desempenhar no intercâmbio de informações e experiências a nível regional. 

bottom of page