top of page
bolama bijagós

GUINÉ-BISSAU

RESERVA DA BIOSFERA DE BOLAMA-BIJAGÓS.

Data de criação
1996

A Reserva da Biosfera do Arquipélago de Bolama-Bijagós situa-se ao largo da costa da Guiné-Bissau no estuário dos rios Corubal e Geba, englobando um vasto complexo que cobre uma superfície total de 1 046 950 ha.


É o único arquipélago deltaico ativo na costa atlântica com a presença de grandes planícies vasosas. Estas planícies entremarés albergam populações importantes de tartarugas marinhas, peixe-boi, papagaio cinzento e hipopótamos. É o 2º sítio mais importante em África, no Atlântico Leste, como corredor de migração de aves e é igualmente uma das mais importantes zonas de nidificação a da tartaruga verde (Chelonia mydas).

 
A reserva promove a conservação da diversidade biológica e dos processos ecológicos fundamentais, valorizando ao mesmo tempo a gestão tradicional do território e dos recursos, assim como a cultura Bijagó, contribuindo para a melhoria das condições de vida das populações através de um modelo de desenvolvimento baseado na exploração racional e sustentada dos recursos naturais.

 

A reserva promove ainda o conhecimento científico sobre a região como base para propostas alternativas para o desenvolvimento sustentável e a implementação de mecanismos de gestão eficientes.

 

 

Contactos
geral@ibapgbissau.org

Website

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page