PORTUGAL
RESERVA DA BIOSFERA DAS FAJÃS DE SÃO JORGE.
Data de criação
2016
A Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge estende-se por toda a área terrestre da ilha e inclui uma área marinha envolvente.
A singularidade da paisagem resulta da sua forma alongada e estreita, que acompanha uma extensa cordilheira vulcânica central. Esta especificidade dá lugar a outra: o contraste entre as imponentes e abruptas arribas e as fajãs ou planícies costeiras que resultaram de desabamentos de terras e derrames lávicos. Estes valores paisagísticos contrastantes albergam uma elevada diversidade de flora e fauna terrestre, costeira e marítima, incluindo várias espécies endémicas.
Esta reserva associa ao seu nome às unidades de paisagem mais emblemáticas da ilha, que são as fajãs de São Jorge. As fajãs são superfícies planas, situadas na orla costeira e encaixadas entre o mar e as falésias, são tão importantes do ponto de vista geológico e ecológico como cultural.
A história de povoamento e a própria identidade dos habitantes de São Jorge está estritamente ligada às fajãs que permitiram o desenvolvimento de culturas agrícolas específicas e práticas de transumância.
Contactos
295403860
parque.natural.sjorge@azores.gov.pt
Links úteis